Implementação de processos para agências de marketing - Importância e benefícios

Importância de um processo de implementação para sua agência de marketing

Outros

Me recordo que há uns 2 anos e meio atrás, bem no começo da Social, eu atendi um cliente que hoje considero o melhor que eu pude ter naquela época. Não por pagar um ticket alto ou ser uma empresa renomada, mas porque a lição que esse cliente trouxe nunca mais permitiu que a mediocridade fizesse parte do nosso processo de implementação para nossa agência de marketing, ou melhor, do nosso novo processo de implementação.

Lembro que na época, o cliente ficou 5 meses conosco, chegou no último dia de contrato e me disse, assim, bem na lata:

Não quero continuar. Não estou contente e pior, tive a sensação de que vocês simplesmente me colocaram numa esteira de produção e seguiram o fluxo.

Bomba, né? Cancelamos o contrato e naquele dia eu comecei a buscar os motivos que levaram ele a se sentir assim e mais: o que fazer para amenizar esses motivos com outros clientes?

O que é um processo de implementação para agência de marketing?

Vamos lá. A mesma dúvida que eu me deparei naquela tarde, você pode estar tendo agora. O que é um processo de implementação para agência de marketing; quais os modelos disponíveis; onde encontrar e por onde começar. Isso tudo é muito importante, mas antes de tudo você precisa ter uma breve noção do que é um processo de implementação.

Realizando uma breve pesquisa no google, você encontrará definições como:

Um plano de implementação, também conhecido como plano estratégico, descreve os passos que a sua equipe deve realizar para alcançar uma meta ou um objetivo em comum. Este plano combina estratégia, processo e ações e reúne todas as partes do projeto, como escopo, orçamento e outros”.

A implementação de processos é a fase que está relacionada com o planejamento realizado no início do controle de processos. Isto é, após revisar e melhorar os fluxos de trabalho, é hora de colocá-los em prática”.

Resumindo: o processo de implementação para agência de marketing não é só o que você realiza quando inicia com um cliente, mas quando há qualquer alteração no processo que impacte a realização do mesmo. Ou seja, você deve realizar uma implementação desse novo processo. Porém, no presente artigo estamos falando da implementação inicial, aquela que você deve criar para quando o cliente fecha o contrato com você.

Essa implementação importa. Ela vai guiar não só sua equipe, mas o cliente em todo o começo da jornada. Sabemos que para realizar o gerenciamento das redes sociais ou campanhas de ADS, o instagram é a nossa arma principal e muitas vezes o cliente chega até nós com essa arma “descalibrada”. Cabe a você ter noção do que precisa ser feito para que esse instagram comece a performar e para que ele esteja também na rotina de monitoração da sua equipe.

Siga exemplos, mas crie o seu processo!

Enquanto realizava meus estudos e analisava o que o mercado estava fazendo, muitas alterações e melhorias que se conectavam de forma mais assertiva com o meu negócio foram aparecendo. Claro, não vou passar item por item, mas vou te dar uma ideia de como você pode colocar a mão na massa!

Primeira etapa: coloque em um papel tudo o que precisa estar funcionando redondamente antes de iniciar as postagens ou campanhas do seu cliente. Por exemplo: planejamento de conteúdo tem que estar pronto, identidade visual do instagram, site, ensaio fotográfico, acesso às contas, desenvolvimento de estratégia de ads e assim vai. Põe tudo.

Segunda etapa: defina quantos dias são necessários para que você e sua equipe consigam entregar essas demandas. Por exemplo: para criar um planejamento, preciso de 2 dias. Ensaio, 1 dia. Estratégia de ADS, 2 dias.

Não se esqueça que a pressa é inimiga da perfeição. Mas quem perde muito tempo, perde dinheiro. Não exagere nos dias, estabeleça um prazo de no máximo 10 dias (recomendação).

Terceira etapa: quem são os responsáveis por fazer cada tarefa? O ideal é que você coloque isso em uma planilha e já inclua quem deve realizar a atividade.

Quarta etapa: depois de verificar as atividades, tempo de execução e envolvidos, coloque tudo na planilha ou monte uma apresentação. Repasse com sua equipe quantas vezes forem necessárias. Por exemplo: pessoal, temos apenas 10 dias para fazer toda a implementação de um cliente a partir do segundo que ele chega.

Quinta-etapa: sempre deixe claro para o cliente o tempo de implementação e o mantenha informado o tempo todo sobre o que está acontecendo no processo.

Indicadores: mensure o resultado e a satisfação do seu cliente

Por fim e sim, o MAIS importante: mensure tudo isso. De nada adianta você fazer vários testes de tempo de implementação ou demandas se você não documenta isso em nenhum lugar, não coleta um feedback e pior: não sabe o que precisa ser melhorado.

Por isso, crie um formulário ou melhor, faça igual nós fazemos aqui na Social: no último dia de implementação ligamos para o cliente e coletamos o NPS diretamente com eles. Porém, isso varia muito de cliente para cliente, alguns preferem ligação, outros se sentem mais a vontade com um formulário e etc.

Conforme você for mensurando, irá percebendo o que deve melhorar, o que pode ser removido da implementação e assim por diante.

Bom, espero que você tenha gostado do artigo e principalmente que ele tenha clareado a sua cabeça em relação a essa necessidade que muitas agências tem, mas fingem que não tem ou pior, não enxergam.

Nos vemos no próximo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *