Como destacar a sua agência de marketing no meio de muitas outras?

Entretenimento Negócio

A cada esquina, 6 agências de marketing digital. Se balançar uma árvore, caem mais 8. Como se diz o ditado: seria cômico se não fosse trágico.

Seja bem vindo (a) ao Blog do Marketing, meu nome é Priscila Sinópolis e eu sou sócia e fundadora da Social, que está no mercado há 3 anos. Claro, o que são 3 anos perto de inúmeras outras agências que atualmente são grandes empresas e que estão no mercado há muito tempo? Acho que é um começo, porém, a questão é que aqui no Blog do Marketing nós estamos falando do pequeno para o pequeno, nós estamos na jornada de construção junto em tempo real.

No artigo de hoje compartilharei com você algumas estratégias e insights que muitas vezes só o tempo traz. Muitas pessoas negligenciam esse tipo de conteúdo porque ele é importante e quem conseguir aprender e entender antes de precisar passar por determinada situação chegará ao topo muito mais rápido e pasme: com tanto conhecimento quando quem passou pela situação.

Antes de mais nada, não esqueça de seguir o nosso perfil no instagram e compartilhar a divulgação desse artigo com outras pessoas, é muito importante para nós!

Número um: saiba onde você está e se aí tem terreno fértil

Um solo fértil é aquele que tem nutrientes para suprir as necessidades das plantas. Se o solo não é fértil, ele não produz nutrientes, e se ele não produz nutrientes, consequentemente as plantas morrem.

Certo Pri, mas estamos falando de MARKETING DIGITAL.

SIM, estamos falando de marketing digital! Porém, imagine comigo um caracol:

Percebe como é pequeno o começo dele? Bem ali no meio? Entenda que primeiro ele contorna tudo a sua volta e assim ele vai crescendo. Cara, é muito importante que você tenha contato físico com os primeiros clientes da sua agência, principalmente se ela for voltada para ADS e gerenciamento de redes sociais. Isso vai te amadurecer, vai de preparar e vai fazer com que você tenha VACAS LEITERAS.

Número dois: Nos primeiros 3 anos foque nas vacas leiteiras!

Na Social, tive a oportunidade de ser mentorada durante um ano por um investidor anjo. Foi uma experiência incrível porque além de aprender muitas coisas, eu o admirava e admiro muito como empreendedor e ser humano. Durante uma de nossas conversas, ele me disse:

– Pri, a gente precisa focar nas vacas leiteiras!

– Chefe, como assim?

Bom, para falarmos sobre vacas leiteiras, eu precisaria te explicar sobre a Matriz BCG (mas isso será tema de um outro artigo). Apenas vou te explicar em teoria, o que essas vacas significam:

são o ideal de todo o empreendedor, pois geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos encontram-se estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação junto ao público consumidor.

Se você ainda não entendeu:

caso esteja em uma cidade pequena, provavelmente a demanda de trabalho com alguns clientes tende a ser menor (não estamos falando sobre qualidade da entrega, mas sim quantidade de demandas). Por exemplo: nem toda empresa na sua cidade talvez queira investir em ADS. É certo que você não poderá cobrar horrores por esses clientes, e te digo uma coisa, nos primeiros 3 anos você pode não ser o maior milionário do mundo. Primeiro, você vai precisar se estruturar, ganhar nome e relevância (não esquece do caracol). E claro, o nível de concorrência entre agências de marketing tende a ser menor.

Por isso, foque nos clientes pequenos, nesses que estão na sua cidade e que podem não pagar o seu ticket dos sonhos, mas eles estão mantendo a empresa, fazendo ela girar, eles são como a “vaca leiteira”, nunca param de dar leite, nunca param de gerar receita.

É mais fácil você primeiro capturar um peixe do que um tubarão (dependendo das suas ferramentas, mas aqui estamos nos referindo a pequenos empreendedores).

Por isso, foque nas vacas leiteiras!

Número três: Qualidade e não quantidade! (eu tô falando de dinheiro)

A melhor dica a gente deixa para o final e mais: focada nas agências de marketing!

Se você já passou dos três anos de agência, você provavelmente viu e superou diversas situações, por isso, esse é o momento importante de você mudar o jogo, virar o tabuleiro. Comece a procurar os tubarões e mantenha as vacas leiteiras funcionando.

Aqui é o momento de você ter a sua empresa estabelecida financeiramente, ou seja, ter mais entrada do que saídas, um fluxo de caixa bom e principalmente: seus processos tem que estar funcionando!

Se tudo isso estiver certo e fluindo, você pode começar seu processo de caça aos tubarões. Estude as grandes empresas com calma, desenvolva boas estratégias e mantenha-se focado em capturar pelo menos o primeiro, ele vai servir como base de aprendizado para os próximos. Então, você pode começar um processo de substituição, onde você mantém na agência os clientes com maior ticket, reduz ou propõe um aumento para os clientes que são pequenos e pasme: você estará com a metade dos clientes e o dobro de faturamento.

Por isso eu digo para focar na qualidade do ticket e não na quantidade. Por exemplo, se você tem 4 clientes que te pagam R$ 500,00 e entra um cliente que te paga R$ 2.000,00 você consegue reduzir MUITO sua mão de obra, seu tempo e claro, começa a focar no que realmente fará você chegar onde quer.

Conclusão

Essas dicas são muito valiosas e particularmente gostaria muito de ter acesso à isso quando abrimos a Soxial há 3 anos atrás. Mas mais importante que receber é saber doar, ajudar e contribuir, por isso, se você gostou do conteúdo nos siga nas redes sociais e comente no post exclusivo do artigo!

Quer bater um papo sobre marketing digital? Ou sobre agências de Marketing? Me manda um e-mail!

priscila@socialmktdigital.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *