imagem utilizada no Blog do Marketing representando o artigo sobre metas

3 pilares fundamentais para organizar suas metas em 2023!

Entretenimento Estilo de vida Planejamento

A cada 10 pessoas que escutam a palavra “metas”, 6 já desanimam.

Durante os últimos 8 anos trabalhei com muitas profissionais diferentes. Desde o garçom do restaurante até o CEO da multinacional. A questão é que ambos tinham metas e para ambos, esse era um assunto complicado. Você tem metas, eu tenho metas e o seu colega ao lado também.

Mas essas metas, elas fazem sentido para nosso contexto atual?

Prazer, meu nome é Priscila Caetano, eu sou colunista oficial aqui do Blog do Marketing e hoje trarei 3 dicas imperdíveis para organizar melhor suas metas para 2023!

Vem comigo!

Mas antes… por que precisamos de metas?

Tá, não é que a gente “precise” de uma meta como precisamos do oxigênio para respirar e consequentemente viver. Mas, para mim, há um sentido filosófico nas metas, sentido esse que nos permite viver a única vida que temos de uma maneira mais completa, mais realizada e confortável para nós e para as pessoas que amamos.

É para isso que eu tenho metas, porque antes delas eu tenho objetivos.

Inclusive, essa é uma das coisas que você precisa saber diferenciar, meta não é a mesma coisa que um objetivo. Vou explicar de forma bem resumida pra você nunca mais esquecer:

Objetivo: o que você quer alcançar.

Meta: como você vai fazer para alcançar.

Simples, né? Ou seja, o objetivo precede a meta. Uma meta só existe se houver um objetivo por trás. Por isso, se você tem um sonho, talvez você tenha um objetivo e as metas serão ações que te nortearão.

1 – Faça uma análise dos pontos fortes e fracos das situações

No final de 2022, novembro, para ser exata, comecei a me organizar de uma maneira diferente para o meu ano de 2023. Eu queria conseguir montar algo que fizesse sentido pra mim, que de fato me levasse para o lugar que eu queria.

Por isso, busquei estudar mais profundamente as metodologias para criar um planejamento estratégico pessoal eficaz, claro, o que vou te ensinar aqui foi o que personalizei para mim, você pode usar na sua vida e no seu trabalho e ir personalizando à sua maneira.

A metologia que me refiro, é a SMART, e ela surgiu para orientar melhor a definição de cada meta necessária para atingir o resultado desejado. Essa metodologia se baseia em 5 critérios, então, para que sua meta seja considerada SMART, ela precisa ser:

  1. Específica
  2. Mensurável
  3. Atribuível
  4. Realista
  5. Temporal

Caso você queira, posso fazer um artigo exclusivo falando sobre esses 5 pontos, porém, hoje vamos passa-los adiante para que possamos focar nas 3 dicas.

Antes de saber para onde ir, você precisa analisar o que deu certo e o que também deu errado, e esse é o primeiro passo para metas SMART.

Primeiro, coloque em um papel todos os aspectos que você precisa analisar na sua vida, tanto os internos quanto os externos. Suponhamos que o João esteja utilizando os exemplos desse artigo, ele abre o seu bloco de notas e coloca:

Analise EXTERNA 2023

Família:

                Pontos fortes: passo bastante tempo com meus filhos.

                Pontos fracos: às vezes, perco a paciência com as crianças.

Saúde:

                Pontos fortes: gosto muito de correr no parque aos domingos.

                Pontos fracos: tenho altos níveis de stress no meu trabalho.

Financeiro:

                Pontos fortes: recebo um salário no qual consigo pagar minhas contas.

                Pontos fracos: não consigo guardar dinheiro no fim do mês.

Análise INTERNA 2023

Mental:

                Pontos fortes: ultimamente consigo tirar um tempo para descansar.

                Pontos fracos: estou sendo uma pessoa muito irritada.

Sentimentos:

                Pontos fortes: me sinto muito grato pela minha família.

                Pontos fracos: tenho dificuldades em falar algo que me incomoda.

Sentimentos de terceiros:

                Pontos fortes: tenho grandes amigos em que posso confiar.

                Pontos fracos: muitas pessoas não gostam de como atuo profissionalmente.

Esses são alguns exemplos de análises internas e externas que você pode fazer, mas é claro que, isso é muito personalizado, o importante é que você analise os pontos fortes e fracos de cada situação.

2 – Defina seu MVV!

O desenvolvimento do planejamento estratégico deve ser sustentado por essas três letrinhas, as quais entregamos a responsabilidade de serem os pilares para o projeto, são eles: Missão, Visão e Valores. Tanto para as empresas quanto para pessoas físicas, esses 3 fatores estão interligados com os objetivos e metas da empresa e servem como direcionamento estratégico.

Vamos entender um pouco melhor cada uma delas…

Missão: simplesmente a razão de tudo. Se você quer fazer um planejamento pessoal, aqui você coloca a sua missão no próximo ano. Para as empresas, na hora de montar esse escopo, levem em consideração:

– Qual o motivo de sua empresa existir?

– O que sua empresa entrega para seus clientes?

– Quem são seus clientes?

Para te ajudar a elaborar a missão da sua empresa ou da sua vida, trouxe alguns exemplos (de diferentes nichos e negócios) que podem te inspirar. Confira:

Missão do linkedin: “Conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos.”

Missão da amazon: “Ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, onde os clientes podem encontrar e descobrir tudo o que desejam comprar online, e se esforçar para oferecer aos clientes os preços mais baixos possíveis.”

Missão do google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”.

Visão: o que você quer para o futuro? Basicamente, aqui você precisa entender e definir onde você quer chegar em um determinado espaço de tempo. Observe:

Visão do facebook: “Queremos conectar mais de 7 bilhões de pessoas com a nossa rede social.”

Visão da Nestlé: “Ajudar 50 milhões de crianças a terem vidas mais saudáveis com empenho para zero impacto ambiental em nossas operações.”

Visão da nike: “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.”

Nesta etapa, é muito importante que você consiga MENSURAR de alguma forma o objetivo e o progresso dele. Um exemplo é a visão da Nestlé, onde ela define o número de crianças que quer ajudar, ou o facebook, que define quantos bilhões de pessoas quer ter no facebook.

E você, quanto quer ter guardado no fim do ano? Quantas pessoas quer ajudar? Quantos lugares quer conhecer ou de quantos cursos quer participar? Já pensou nisso?

Valores: são eles que vão orientar o seu comportamento ou o da sua empresa durante a execução de todo o planejamento, em todas as ações e projetos ao decorrer do ano. Por exemplo: o que você não coloca em jogo por nada? A qualidade do seu serviço? A integridade nas ações?

Separei alguns valores definidos por grandes marcas que também podem servir como inspiração, veja:

Valores da ADIDAS

“Desempenho: O esporte é a base de tudo o que fazemos e a excelência na execução é um valor fundamental do nosso Grupo.

Paixão: A paixão está no coração da nossa empresa. Estamos continuamente avançando, inovando e melhorando.

Integridade: Somos honestos, abertos, éticos e justos. As pessoas confiam que cumpriremos nossa palavra.

Diversidade: Sabemos que são necessárias pessoas com ideias, pontos fortes, interesses e origens culturais diferentes para que nossa empresa seja bem-sucedida. Encorajamos um debate saudável e diferenças de opinião.”

Valores da COCA-COLA

“Liderança: A coragem de moldar um futuro melhor.

Colaboração: Alavancar o gênio coletivo.

Integridade: Ser real.

Responsabilidade: Se for para ser, depende de mim.

Paixão: Comprometido de coração e mente.

Diversidade: Tão inclusivos quanto nossas marcas.

Qualidade: O que fazemos, fazemos bem.”

3 – Quais serão seus objetivos e ações?

Pronto. Agora sim você pode partir para as ações. Primeiro, defina os objetivos. Por exemplo:

Objetivo: ter 10 mil reais guardados na poupança até dezembro de 2023.

Metas: todos os meses a partir de fevereiro, assim que eu receber o meu salário, vou guardar 1 mil na poupança.

Você ainda pode complementar e trazer ações para as metas, neste caso, seria interessante criar uma planilha de acompanhamento de gastos, para garantir que todos os meses o dinheiro da poupança estará disponível e não esqueça: pague primeiro o seu eu do futuro!

O importante é que você entenda que essa é a etapa final, e não a inicial. Muitas pessoas querem começar um planejamento pelo final, ou seja, já definindo quais serão as ações e quais são os objetivos, não que esteja errado, mas este caminho que eu te apresentei hoje te trará mais resultados.

Não se esqueça de mensurar tudo o que você for fazendo, para cada objetivo para cada ação deve ter um indicador, onde você conseguir analisando se está dando certo ou se não está.

Espero que o conteúdo te ajude na hora de você sentar para estabelecer o seu planejamento, e se você gostou, não esqueça de indicar a leitura para um colega, amigo ou alguém que você considera que esteja precisando dessas informações.

Ah, caso você queira acompanhar mais dicas cotidianas, nos siga no Instagram, será um prazer ter você por lá!

Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *